quinta-feira, 1 de fevereiro de 2007

PROJECTO XXS _imagens da montagem da expo


> PROJECTO XXS tem concepção e organização da_
PLANO 21.associação cultural a partir de um conceito de Inês Moreira e conta com a participação de_
Carla Filipe_ Inês Moreira_ Luís Alegre_ Manuel Santos Maia_ Miguel Flor_ Paulo Mendes.
performances_ António Lago e Susana Chiocca.
>
O Projecto XXs - Espaços em construção entre artistas e crianças > www.projectoxxs.blogspot.com < é a primeira exposição de criação contemporânea dedicada a crianças entre os 2 e os 6 anos, em idade pré-alfabetizada. É organizado pela PLANO21.associação cultural - entidade que vem organizando eventos como o TERMINAL, em Oeiras. >
O projecto XXS situa-se num local de grande circulação e fácil acessibilidade a escolas e famílias, um amplo espaço envidraçado situado na Praça do Metro da Trindade no Porto. Está num local exterior ao mundo das instituições da arte, escapando tanto aos limites impostos pela exposição de arte como aos objectivos disciplinares da educação. Tem entrada gratuita para crianças acompanhadas por um adulto responsável pela sua visita.
>
O Projecto XXs é a materialização de uma investigação colectiva que um grupo de criadores de diferentes áreas artísticas (arte, design, arquitectura) desenvolveu ao longo de 2006. Estes projectos têm como objectivo a investigação sobre a percepção, imaginação e dimensão lúdica da infância.
>
O Projecto XXs apela à performatividade das crianças, convidando à colaboração e à acção, promovendo novas perspectivas sobre o que é a criatividade, a arte e a infância. O conceito expositivo adopta uma superfície prateada e reflectora, que reveste todo o pavimento, onde as peças se dispõem, distribuindo actividades e estabelecendo interligações - na apropriação e nos sentidos. A criatividade e o universo infantil são ainda explorados e estimulados no programa de visitas gratuitas para escolas e grupos, perante marcação prévia.
>
Pela sua natureza efémera, este projecto não assume uma função de criação e cativação de públicos a longo prazo, como o fazem os serviços educativos das instituições culturais, mas antes, estimula e gera actividades temporárias, durante a sua existência. A exposição e actividades têm início no Porto, dando início a um programa que deseja itinerar, encontrar novos acolhimentos e crescer.


O Projecto XXS tem apoio financeiro do Instituto das Artes do Ministério da Cultura e como patrocinador principal o Metro do Porto.
> Inauguração_ 02 Fevereiro às 16h
> Festa para crianças_ 02 Fevereiro das 21 às 23h
Aberto ao público de 02 Fevereiro a 01 Abril de 2007 (Horário: 14h00 – 19h30)
Encerra à segunda-feira_ Entrada gratuita_
Praça da Estação de Metro da Trindade_ Porto
> Contactos e informações_
Inês Moreira – 93 475 80 04 inesmoreira@plano21.net
Marcação de escolas e grupos_
M. Adelaide Ferreira – 96 504 47 64 m.adelaidef@netcabo.pt