ANTÓNIO OLAIO expo
ANTÓNIO OLAIO ocupa os três pisos do centro de exposição do Centro Cultural Vila Flor com uma mostra do seu trabalho concebida pelo próprio artista _ I THINK DIFFERENTLY, NOW THAT I CAN PAINT
Esta é uma mostra significativa do seu trabalho, depois de uma primeira retrospectiva organizada em 2001 no contexto da URBANLAB_Bienal da Maia, onde foi apresentado um importante conjunto de trabalhos de pintura, vídeo e registos de performances, naquele que era o mais importante núcleo individual de um criador em toda aquela exposição.
Na aparente simplicidade da montagem da presente exposição os espaços foram povoados pelas oníricas criaturas e imagens criadas pela pintura de Olaio, produzindo uma revisão irónica da nossa mais comum banalidade.
As suas telas colocadas entre as janelas daquele palacete transformado remetem para outras possibilidades de fuga, para um universo fantástico de narrativas sonoras acompanhadas por uma exuberante componente plástica, sempre surpreendente na sua eficácia de transformar a nossa percepção das coisas, como se a matéria se metamorfoseasse acompanhando a performance do pintor.
Esta é uma exposição obrigatória para descobrir ou confirmar a importância do conjunto da obra de António Olaio, um universo desconcertante por um dos pintores portugueses mais importantes dos últimos vinte anos. >p.m.
A exposição é completada com um consistente catálogo, com reproduções de obras e letras das canções que produz com João Taborda e em que o artista vai desenvolvendo uma longa conversa com Vitor Diniz.