terça-feira, 16 de janeiro de 2007

PROJECTO TEATRAL

CARTA A TODOS OS QUE SE PREOCUPAM COM A CULTURA:

Vimos, por este meio, informar a todos aqueles que acreditam na cultura e na arte como alavanca para o progresso das sociedades, que foi conhecido mais um caso aberrante de proscrição de um projecto artístico que tem vindo a desenvolver o seu trabalho desde 1996.
A Companhia Projecto Teatral, formada há precisamente 10 anos por uma equipa profissional de actores e artistas plásticos, pertencente já ao grupo de estruturas subsidiadas pelo Ministério da Cultura / Instituto das Artes, ao esperar pela prorrogação do subsídio bianual, recebeu uma carta assinada pelo subdirector do instituto, Orlando Farinha, em nome do actual director Jorge Vaz de Carvalho, dizendo que lhe iria ser cortado o subsídio para os próximos dois anos 2007/2008.
Os argumentos que usaram para a "decapitação" desta estrutura foram argumentos falaciosos e suspeitos, como o da companhia "não se dedicar a projectos de teatro". Esta consideração, vinda de uma comissão de avaliação de teatro do instituto de maior relevo para as artes, é demasiadamente subjectiva, infundada e perigosa e merece ser debatida por uma comissão mais alargada de indivíduos especializados.
(...)
Apelamos, então, a todos os artistas portugueses e estrangeiros que residam em Portugal e no estrangeiro, assim como a todos os programadores, jornalistas e cronistas, como a todos os simpatizantes que acreditam na diversidade de propostas culturais e no enriquecimento que estas imprimem na identidade cultural de um país, que assinem esta petição de forma a demonstrar o descontentamento que esta atitude provocou na classe artística portuguesa. Salientamos que este é só mais um caso de limpeza, entre outros, e o primeiro de muitos que estarão para vir a projectos que não se destinam às "grandes massas" mas que têm uma função específica de formação de mentalidades tão importante para o crescimento intelectual e artístico de uma sociedade.
Ass.: Grupo de Artistas
www.petitiononline.com/teatral/petition.html