terça-feira, 16 de janeiro de 2007

O APÊNDICE report 16.jan.07


A Associação de Amigos da Praça do Anjo e Ricardo Gomes em colaboração com CARLA CRUZ e ÂNGELO FERREIRA DE SOUSA realizaram a acção
PRAÇA DE LISBOA - antiga Praça do Anjo

Visita guiada ás maravilhosas ruínas da cidade do Porto.
No coração da cidade, um antigo espaço público está transformado na metáfora de uma cidade abandonada e desprezada por aqueles que têm o poder politico para a dirigir.
O antigo Clérigos Shopping encontra-se à muito em ruínas, os traços dessa decadência vão-se apenas acentuando com a passagem do tempo.


Aqui nesta turística visita guiada ás ruínas de uma cidade, que infelizmente possui muitos monumentos desta categoria, não se falou de catástrofes naturais mas de uma catástrofe politica que aconteceu a esta cidade e que se chama Rui Rio.

Num outro espaço - Centro Comercial de Cedofeita - curiosamente também em tempos uma fluorescente zona comercial, está instalado o espaço físico do projecto O APÊNDICE, onde LUÍS RIBEIRO e MAX FERNANDES instalaram um novo trabalho realizado em parceria.

Desta vez a loja foi apropriada de um modo sóbrio, convocando materiais e formas simples transformaram a loja num objecto próximo da gramática minimalista.