segunda-feira, 2 de julho de 2007

UNDER HITCHCOCK _ expo na SOLAR


UNDER HITCHCOCK
uma exposição na SOLAR galeria de arte cinemática com _ Jean Breschand, Christoph Girardet, Johan Grimonprez, Laurent Fiévet, Carlos Lobo, Matthias Müller e Salla Tykkä.
" Uma exposição de arte contemporânea onde o fio condutor é a obra de Alfred Hitchcock.
É também um projecto sobre a atracção das imagens. A atracção entre a arte contemporânea e o cinema. Nos filmes de Alfred Hitchcoock não existe um tempo preciso mas um vórtice de pulsões. São filmes de suspense, ou seja, vivem em paragem, em suspensão de tempo ; Os sonhos não têm tempo. A sua silhueta, como uma presença conhecida, passa discretamente, nas sequências dos seus filmes. Pode olhar-nos pela câmara. Alfred é real dentro dos seus sonhos. (...)

Para diversas gerações, estes filmes ficaram gravados no inconsciente colectivo, sendo re-interpretados por cada artista europeu ou de outros continentes a partir da sua própria herança cultural. Para a minha geração e a dos artistas que fazem parte desta exposição, entre 30 e 40 anos, Hitchcock entrou no nosso universo intimo pela televisão, com a familiaridade de um tio, foi o inicio de uma cultura das imagens cinematográficas em pequeno formato que contribuiu para o desenvolvimento da arte video.
Esta exposição pretende criar um percurso em torno das diversas obras, em torno de atracções entre imagens e o seu corpo sonoro e fisico, dentro de uma casa – galeria que permite estar dentro e fora de um décor. Não pretende fazer uma exegese da obra cinematografica de Alfred Hitchcock, nem das suas relações com a arte, mas promover encontros que permitem criar uma nova ficção artistica, gerada por este confronto de imaginarios, e o renovar desta descoberta com novos publicos, nomeadamente os mais jovens. Como dizia Michael Tarantino 3, nos filmes de Alfred Hitchcock vivemos um eterno déjà-vu, e cada vez que os revemos, descobrimos novos elementos que ja existiam mas que nos pareciam estar escondidos no nevoeiro dos nossos sonhos, como as luvas pretas de Cary Grant em Notorious. Vivemos a experiência de um infinito remake da ficção e é essa re-criação que seduziu inumeros criadores desde os anos 70 : Douglas Gordon, Gus Van Sant, Mathias Müller e Christoph Girardet, Pierre Huyghe, Atom Agoyan entre outros. Na realidade surrealistica de Frenzy , de Psycho ou de North by Northwest os seus assassinos e criminosos são monstros na acepção que lhes confere José Gil 4 : Pecam por um excesso de realidade, eu poderia acrescentar - e estruturam a nossa realidade no mundo do desejo e dos sonhos. "
“ O meu amor pelo cinema é mais forte do que qualquer moral.” _ Alfred Hitchcock
>
Silvia Guerra _ comissária da exposição
UNDER HITCHCOCK de 7 de Julho a 23 de Setembro 07
INAUGURAÇÃO _ sábado dia 7 Julho _ 18.00h
Solar de S. Roque
Rua do Lidador 4480-715 Vila do Conde
Horário galeria
de Terça a Sexta, 14.30 : 18.00H (Sextas até 00:00H)
Sábado 09.30 : 12.30H / 14.30 : 00:00H Domingo 09.30 : 12.30H / 14.30 : 18.00H