sexta-feira, 30 de março de 2007

Apontamentos sobre a minha nova instalação vídeo


WHO’S AFRAID OF RED, YELLOW AND BLUE
THE CINEMATIC EXPERIENCE 2007
DVD loop (tripla projecção)_cor_som­_10 min.
(apresentação em três LCDs integrados numa pintura sobre as paredes da galeria)

"Ce n’est pas une image juste, c’est juste une image."
Frase retirada do filme Vent d’Est (1969) realizado pelo Grupo Dziga Vertov (Jean-Luc Godard e Jean-Pierre Gorin)

WHO’S AFRAID OF RED, YELLOW AND BLUE é o título de uma série de pinturas do pintor Barnett Newman ligado ao movimento minimalista americano. A mais famosa dessas telas foi adquirida pelo Stedelijk Museum em Amesterdão e mais tarde vandalizada por um desconhecido pintor holandês em Março de 1986.
O seu restauro foi polémico pois os críticos consideraram aquando a sua reaparição pública que a obra e as suas cores tinham perdido a sua verdadeira “essência”. A “sacralizada” pintura de Newman acabou, ao pretender-se preservar, vítima de um “détournement” involuntário.
Neste trabalho em vídeo são também reformuladas imagens retiradas do contexto cinematográfico, sendo todas as sequências de loop apropriadas de longas-metragens e colocadas num mesmo nível de leitura enquanto imagens independentes, retirando-lhes assim a possível legitimação pelo contexto do filme a que pertencem.
As narrativas lineares a que estas imagens pertencem transformaram-se em fragmentos de gestos quotidianos, que representando acções e emoções agora recodificadas dentro de uma entidade narrativa mais abstracta.
A montagem da obra, embora em vídeo, remete para um suporte de parede, televisores de LCD, as imagens apresentadas relacionam-se entre elas por predominâncias cromáticas aproximando-as assim de um contexto mais plástico e pictórico.

O desenho pintado sobre a parede da galeria, onde estão presos os monitores LCD, reproduz um célebre trabalho gráfico criado pelos situacionistas nos finais dos anos 50 relacionado com a psicogeografia:

"La formule pour renverser le monde, nous ne l’avons pas cherchée dans le livres, mais en errant. C’était une dérive à grandes journées, où rien ne ressemblait à la veille, et qui ne s’arrêtait jamais. Surprenantes rencontres, obstacles remarquables, grandioses trahisons, enchantement périlleux, rien ne manqua dans cette poursuite d’un autre Graal néfaste, dont personne n’avait voulu."
Guy Debord, In girium imus nocte et consumimur igni (1978)

O conceito de deriva, aplica-se aqui à narrativa. A introdução da industrialização no cinema americano na década de 30 do século XX através do estúdio MGM e do seu director de produção Irving Thalberg criou um modelo normativo de narrativa linear, como substituto do romance do século dezanove, aniquilando praticamente as possibilidades mais experimentais do cinema.

Neste trabalho em vídeo as personagens perderam as suas referências e a deriva acontece nos infinitos cruzamentos aleatórios das personagens que adquiriram outra dimensão para além daquela a que pertenciam originalmente.
(P.M. 07)

sábado, 17 de março de 2007

PAULO MENDES X 3 _ in PORTO


WHO’S AFRAID OF RED, YELLOW AND BLUE /
THE CINEMATIC EXPERIENCE

nova instalação vídeo que produzi para ser apresentada em três LCDs sobre uma pintura executada na parede da galeria.
>
Exposição colectiva na nova galeria REFLEXUS ARTE CONTEMPORÂNEA com ANDRÉ ALVES > ISABEL RIBEIRO > ISRAEL PIMENTA > JOÃO FONTE SANTA > JOSÉ ALMEIDA PEREIRA > LUIS RIBEIRO > MAURO CERQUEIRA > MAX FERNANDES > RITA CASTRO NEVES > SÓNIA NEVES + ARLINDO SILVA
>
REFLEXUS _ Arte Contemporânea
Rua D. Manuel II, 130, 2 frt
4050-343 Porto (localização junto a Miguel Bombarda)
Terça a Sábado das 15h_19.30h
tel. 936866492

SPANK THE DOG_ EDUCATIONAL GAMES FOR SMALL PEOPLE

Nova instalação produzida para este projecto de interacção com crianças.
>
PROJECTO XXS _ ESPAÇOS EM CONSTRUÇÃO ENTRE ARTISTAS E CRIANÇAS >
Com a participação de_ CARLA FILIPE _ INÊS MOREIRA _ LUÍS ALEGRE _ MANUEL SANTOS MAIA _ MIGUEL FLOR _
Performances de_ ANTÓNIO LAGO _ SUSANA CHIOCCA
>
INFO>
www.projectoxxs.blogspot.com
02 Fevereiro a 01 Abril de 2007 (Horário: 14h00 – 19h30)
Encerra à segunda-feira_Entrada gratuita
Praça da Estação de Metro da Trindade_ Porto
>
Contactos e informações_
Inês Moreira 93 475 80 04

inesmoreira@plano21.net
Marcação de escolas e grupos_
M. Adelaide Ferreira – 96 504 47 64
m.adelaidef@netcabo.pt


IN.TRANSIT # 28 _ exposição de ANDRÉ ALVES
um projecto comissariado por. PAULO MENDES
>
THING, CONTROLLED BY THE FEAR OF IDENTIFICATION OR HELMET

COISA, CONTROLADA PELO MEDO DE IDENTIFICAÇÃO OU ELMO
>
Apresentação de uma instalação site-specific para a sala IN.TRANSIT composta por dois grandes desenhos a grafite sobre as paredes e uma construção tridimensional em contraponto.
>
exposição de 13 janeiro a 7 de abril
edifício artes em partes
rua miguel bombarda 457
4050-379 PORTO
terça a sábado. 14.30h. às 19.30h
>
projecto IN.TRANSIT
produção_PLANO 21.associação cultural
apoio_ARQUITRAVE.arquitectos associados lda.

>
HAVE A NICE WEEK-END!

LEONOR ANTUNES expo


LEONOR ANTUNES expõe em Paris _ The space of the window _
é o nome da exposição que apresenta de 17 de Março a 14 de Abril na Galerie Air de Paris em França.

quarta-feira, 14 de março de 2007

DAVID LYNCH PRESENTS




> The Air is on Fire

Presented at the Fondation Cartier pour l’art contemporain in Paris, The Air is on Fire is the largest exhibition devoted to David Lynch as a visual artist. Exploring the multiple facets of this work, it brings together paintings, photographs, drawings, experimental films, and sound created since 1960. This exhibition event offers an exceptional occasion to discover and to revisit his creations with never-before-seen works, installed in an environment designed by him. It is complemented by a series of Nomadic Nights events, including concerts and projections, that he created.
>
Fondation Cartier pour l’art contemporain _ Paris
Exposição entre 3 de Março e 27 de Maio _ 2007

terça-feira, 13 de março de 2007

PEDRO BANDEIRA expo

PEDRO BANDEIRA assina uma eficiente intervenção na Casa da Música no Porto ao criar uma situação performativa pública de Karaoke com o título SINGING IN THE RAIN.

Questionando o estatuto do público enquanto espectador e entidade componente do espectáculo esta instalação resulta visualmente e conceptualmente numa situação que convoca o público, enquanto espaço arquitectónico colectivo e que pela montagem da obra remete também para o exterior, um palco para a rua e para as pessoas que por ali passam e o privado, enquanto memória individual cinematográfica representativa de uma liberdade de auto-expressão que pode ser associada mais prosaicamente a um possível e desafinado assobio matinal no chuveiro doméstico.

A legitimação social que certos públicos podem pretender ao frequentar o projecto arquitectónico da Casa da Música e ao ouvirem música erudita é aqui confrontada com o aspecto low-tech desta construção e da música popular associada.
Just SINGING IN THE RAIN: he yodels! He jumps about to music!
(p.m.)

Casa da Música
de 9 março a 8 abril
Sala Renascença
<
Performance de Mariana Tengner Barros
24 e 25 de março _ 20 h
> aberto à participação do público

domingo, 11 de março de 2007

FERNANDO SÁNCHEZ CASTILLO _ expo MUSAC


O MUSAC (Museo de Arte Contemporáneo de Castilla y León) em Espanha apresenta a exposição Down with Intelligence com obras de FERNANDO SÁNCHEZ CASTILLO (Madrid_1970). Esta é uma oportunidade de conhecer um dos mais importantes artistas espanhóis contemporâneos numa grande mostra do conjunto do seu trabalho de reflexão sobre os contextos políticos da Espanha contemporânea.

”Under the title Abajo la inteligencia (Down with Intelligence), Fernando Sánchez Castillo presents a complex reflection on 20th-century Spanish history, through a selection of sculptural, pictorial and audiovisual works. Hosted by the MUSAC, the show offers insight into three aspects linking the central ideas behind this artist’s work. First, the importance of statues and monuments, such as the lions flanking the entrance to the Spanish parliament, or referring to overthrown heroes; and elements from our collective memory, such as the car in which former Spanish Prime Minister Carrero Blanco was travelling when he was assassinated. Second, the need to redraw history, hybridising the comic and journalistic illustrations used prior to photography. And third, two videos, one of which, RichCat Dies ofHeart Attack in Chicago (screened at the 26th Biennial of São Paulo in 2004), shows people pushing the enormous head of a statue. Baraka, the second video, produced specially for the occasion, muses on the history of Spain itself and, more particularly, on the idea of destiny linked to power.
>
Abajo la inteligencia (Down with Intelligence) _ The show’s title refers to the notorious confrontation which took place in the auditorium of the University of Salamanca on 12 October 1936 –during the celebration of the Spanish national holiday (then known literally as the Festival of the Race, now, Hispanic Day)- between the philosopher Miguel de Unamuno and José Millán Astray, founder of the Spanish Foreign Legion. The latter reacted with these angry words to the final attempt at an ethical posture in the face of the enforced imposition of social and moral codes based on the negation of reflection: “Down with intelligence! Long live death! Intellectuals, you have lost Spain.” (MUSAC 07)

Down with Intelligence de Fernando Sánchez Castillo
Curator: Tania Pardo
Coordinator: Eduardo García Nieto
Dates: January 20th to May 6th _ 2007
MUSAC _ Museo de Arte Contemporáneo de Castilla y León
Avenida de los Reyes Leoneses 2424008 León
ESPANHA